Foi-nos proposto, no âmbito da disciplina de biologia, a criação de um blog com o objectivo de esclarecer, de uma maneira breve e simplificada, todas as dúvidas que possam surgir acerca do que são e em que consistem os diferentes métodos contracetivos tão divulgados nos dias de hoje, o que julgamos ser fundamental. Porém, aqui serão apenas referidos os métodos naturais e os não naturais mecânicos.
Iremos começar por fazer então uma breve introdução ao tema, mencionando os diferentes modos de contraceção existentes.
O que são os métodos contracetivos?
Tal como o nome indica, são métodos que impedem ou reduzem a probabilidade de uma gravidez indesejada ou não planeada. Porém alguns destes, são também utilizados com o intuito de prevenir o aparecimento das mais variadas doenças sexualmente transmissíveis.
Quais os diferentes tipos?
Há vários tipos de métodos contracetivos disponíveis, estes são separados em duas categorias principais: os naturais e os não naturais.
- Os naturais são compostos pelo método do calendário (ou de Ogino-Knaus), coito interrompido, regulação da temperatura e observação do muco cervical (ou Método de Billings);
- Os não naturais são compostos por dois grandes grupos, os mecânicos e os químicos. Neste blog abordaremos apenas os mecânicos, tal como referido anteriormente. Estes subdividem-se em:
- Métodos de barreira
- Diafragma;
- Preservativo masculino e feminino
- DIU (dispositivo intrauterino) / SIU ( sistema intrauterino)
De entre tantos métodos disponíveis, torna-se por vezes necessário o auxílio de um médico para definir a escolha de qual o método mais adequado para cada individuo.
É importante ter consciência de que qualquer método escolhido apenas funcionará quando utilizado da maneira correta e com a máxima responsabilidade.
Se quiseres continuar a manter-te informado e se este tema é do teu interesse, fica atento às próximas publicações! :)
Se quiseres continuar a manter-te informado e se este tema é do teu interesse, fica atento às próximas publicações! :)
Sem comentários:
Enviar um comentário