segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Método do coito interrompido

É um método de contracepção que consiste, durante a relação sexual, na retirada do pénis da vagina antes do homem ejacular, impedindo o contacto entre o sémen (junção entre o líquido prostático e seminal e os espermatozóides) e a vagina da mulher.




Eficácia

Como muitos outros métodos contraceptivos, somente com o uso correto e consistente do método, é possível atingir uma eficácia relativamente elevada. Para casais que usam o coito interrompido sempre que têm relações sexuais, a taxa de falha é de 4% por ano. 

Principais causas de falha:


São a falta de auto-controle de quem o utiliza e isso poderá resultar no contacto do sémen com a vulva, o que posteriormente poderá levar à migração deste para o interior do sistema reprodutor feminino podendo ocorrer uma fecundação a nível das trompas de falópio. 
Uma outra razão será a existência de um fluído que é pré-ejaculado, também chamado de "fluído de Cowper", produzido pela glândula de Cowper ou bulbouretralo qual é emitido pelo pénis antes da ejaculação, e que poderá conter espermatozoides provenientes de uma ejaculação anterior. Por esta razão existem medidas que devem ser tomadas, principalmente pelo homem, para evitar uma possível gravidez: 
  1. O homem deverá urinar entre as ejaculações, com o objectivo de 'limpar' qualquer resto existente de sémen na uretra
  2. Lavar as mãos ou partes do corpo que possam conter vestígios de sémen de maneira a que se evite o contacto de esperma com a vulva da mulher


Sistema Reprodutor Masculino


Vantagens:

  • É reversivel;
  • Pode ser utilizado por qualquer pessoa que assim o deseje ou que nao tenha acesso a outros métodos de contraceção;
  • Não necessita de prescrição ou consulta médica;
  • Não tem efeitos colaterais;
  • Não tem quaisquer custos;
  • Não requer dispositivos artificiais

Desvantagens:


  • Não previne contra as DST;
  • O fluído pré-ejaculado pode carregar partículas ou vírus que podem infectar o parceiro;
  • A eficácia é bastante reduzida


Este método é também difícil de ser devidamente usado devido à desvantagem emocional que pode proporcionar ao casal,ou seja,  a interrupção da relação sexual pode deixar o casal insatisfeito podendo causar perturbações a nível da relação. 


Sem comentários:

Enviar um comentário